Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

A história por trás de uma gastrite.

O raio de uma maleita que me deixou K.O. 

Depois de uma semana e meia super constipada e que fez tomar quase duas caixas de um antigripal, as melhoras chegaram e eu comemorei comendo uma cachorro com molho de francesinha. Big mistake. O meu estômago estava super sensivel e não aguentou a dose.

O meu estado de ansiedade também não colaborou, foi uma semana de algumas decisões e nervoso miudinho e isso também ajudou à festa.

Quinta-feira tive o meu pior dia. Para além das dores de estômago  vieram umas dores de cabeça assim para lá de loucas que me deixaram de rastos. Obviamente não podia tomar nada para aliviá-las por causa da gastrite. Foi chegar a casa, vestir o pijama, enfiar-me na cama e no escuro do quarto, com a minha Lisa a aquecer-me os pés e deixar que o sono tratasse do resto.

Correu-me bem. Não voltei a ter dores até ontem depois do almoço. Deixei a minha colega V. sozinha entregue à bicharada no gabinete (no Natal compenso-te) e voei com o objectivo de ir ao Centro de Saúde. Já sabia que a minha médica só tinha trabalhado de manhã, por isso teria que me sujeitar a uma vaga (ou não) no médico de recurso.

Pelo caminho decidi (erradamente) que esperar, por esperar, mais valia ir logo ao hospital pois lá teria acesso a exames e a uma consulta mais especializada. 

Mas o meu Karma é poderoso e eu devia ser a única alma neste país que não se lembrou da greve. 

Quando lá cheguei e depois de fazer a minha inscrição é que me apercebi do que me esperava.

Quando fui vista pela enfermeira da triagem estava desesperada com dores e isso até foi bom porque assim ignorei o ar de trombas com que fui atendida. Mais valia a senhora enfermeira ter feito greve. 

Levei uma pulseira verde e aí quase desatei a chorar. 

Atrás de mim veio uma senhora cigana cujo marido já tinha feito algum barulho na entrada e que também ela ostentava pulseira verde. (Olhem desculpem ter mencionado o facto da senhora ser cigana mas a minha fúria não me deixa ser racional)

Lá dentro na espera para o médico estava instalada a confusão. Sala cheia, quente com todas as cadeiras ocupadas e gente de pé a esperar e a desesperar como se quer.

As pessoas eram chamadas às pinguinhas daquelas bem pequenas. Às tantas a revolta começa a instalar-se e começo a perceber pelo discurso de algumas pessoas que ainda estava lá gente que entrou da parte da manhã. Whatiii? 

À medida que o tempo passa a minha dor também se foi. Às tantas eu já só pensava no que estava ali a fazer, a lembrar-me que não tinha sopa para o jantar dos miúdos e só os 20€ da taxa moderadora ainda me agarravam à cadeira de que entretanto me apoderei.

A senhora cigana foi chamada primeiro do que eu e do que outras pulseiras verdes que lá estavam. Estão a ver a serenidade que se instalou, certo?

Reclamações, vozes alteradas e descontentes. E pessoas realmente a precisar de ser atendidas como era o caso da minha companheira de cadeira, uma senhora brasileira já de idade, que chorou o tempo todo com uma dor na coluna e que dizia baixinho que já não aguentava mais. 

O pico alto foi quando uma jovem saiu do gabinete médico, já atendida e se dirigiu à enfermeira da triagem e lhe agradeceu pelas 2 horas de espera que passou. Gritou-lhe "que o médico lá dentro mandou-me vir aqui dizer-lhe que uma asmática não pode estar tanto tempo à espera para ser atendida!"

Eu bem disse que era melhor a enfermeira ter feito greve.

Para mim chegou. A minha dor não voltou e pouco antes das 18h desertei. Cedi o meu lugar e fui pagar a conta. Os 20.60€ que mais me custaram esbanjar nos últimos tempos.

Corri para o hipermercado, fiz as compras e corri novamente para casa para fazer o jantar e a sopa.

É que até para estar doente uma mãe precisa de tempo e condições.

O que é certo é que a dor só voltou hoje ligeira e fácil de suportar após o almoço. Acho que estou a melhorar, continuamos na dieta e com o omeprazol e torcemos para que seja rápido. 

Este São Martinho fica em standby até um dia destes. Há coisas piores, certo?

[Um muito obrigada a todos e a todas que me encheram de mimos, sim?]


Foto: Dia de greve. Isto vai dar pra tarde. Vamos ver se nao desisto antes...

1 comentário: