Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Viagem Medieval, até pró ano!

Ontem foi dia de pai e mãe, sozinhos, na Viagem Medieval. Fomos para jantar. Não havia sopa de pedra este ano. Fiquei triste. Já lá comi e adorei. Fomos ao costume: pão com chouriço, pão com fêvera, chouriço no prato, azeitonas, broa... e tigeladas! Maravilhosas e fresquinhas a transbordar de canela! O céu, portanto.

Circulamos, enchemo-nos de pó como deve ser (nem reconheci os meus pés em casa) e vimos alguns momentos de animação... é incrível como coisas tão simples conseguem "agarrar" as pessoas num determinado local, de pé a ver cultura a acontecer.

 Dois grupos de adolescentes vibrantes a tocar bombos e a fazer malabarismo foram um sucesso que só visto. Coisas simples, mas cativantes. 

Reforcei com isto que vi, a ideia que tenho que o nosso povo só não se dá mais à cultura porque não lhe são proporcionados grandes momentos ou em quantidade suficiente que consigam superar a inércia e a facilidade de ficar especado frente à TV a ver reality shows e coisas do género. Já todos sabemos, também, que a maior parte do povo sofre na pele, com o facto das melhores produções e a maior quantidade acontecerem nas capitais e nas grandes cidades. 

Graças a muitas Associações Culturais e Recreativas, isso vai mudando em muitos sítios, mas o que nós sabemos também é a dificuldade de remar contra a maré e sem grandes apoios de quem de direito! 

Mas nós, o povo, temos esta nossa costela de acomodados um bocadinho saliente e quando aparece alguma coisa nova, também nem sempre nos damos ao trabalho de sair de casa e pagar um bilhete para ir ver um espectáculo... 

Depois damos por nós a perder oportunidades fantásticas de cristalizar momentos e sorver emoções que só um espectáculo de animação, uma peça de teatro ou um concerto de música pode proporcionar...

Gosto da Viagem Medieval em Santa Maria, precisamente pela organização, pelas apresentações, pelo espectáculo, pelo empenho de quem já faz isto há anos, pela mescla de gentes, de cores, de cheiros e de sabores...

Ontem vi com outros olhos, coisas diferentes, próprio de quem não vai com miúdos de atrelado... mas claro que dava por mim a pensar neles e em como iam divertir-se se ali estivessem a ver e a ouvir o mesmo que nós.

Foi bom. Foi muito bom! Até para o ano!






2 comentários:

  1. Tens que visitar para o ano a feira medieval em Caminha. Sem tanto espectáculo e confusão à mistura, vale pela animação e um lugar com vistas lindissimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui! Mas acredito... Só é mais longe um pouco... mas se valer a pena, claro que vou! E agora só para o ano, dizes tu, este ano já aconteceu?

      Eliminar